“— Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”
Mateus 6:34 NAA
Uma das coisas mais fáceis de se fazer é se preocupar. Preocupamo-nos com nossos relacionamentos, finanças, nossas necessidades básicas e o futuro. Na verdade, a preocupação costuma ser nossa primeira reação natural em muitas situações.
Quando nos preocupamos, estamos tentando assumir o controle de algo sobre o qual não temos o controle. Se pudéssemos controlá-lo, não estaríamos nos preocupando com isso. Mas Jesus disse que não devemos gastar nosso tempo nos preocupando com coisas básicas porque Deus sabe do que precisamos e proverá essas coisas para nós (Mateus 6:25-26).
Deus cuida dos pássaros, das flores e do restante da criação, mas Jesus disse que nossas vidas são mais importantes para Deus do que todas essas coisas. Se Deus cuida de Suas outras criações, então podemos confiar que também cuidará de nós. Preocupar-se com o futuro não pode torná-lo melhor – só piora o hoje.
O medo do desconhecido às vezes pode nos paralisar no presente. Mas em vez de nos preocuparmos com o futuro, Jesus nos diz para confiarmos em Deus. É o único que pode controlar o que está por vir. Ele é onisciente e onipotente, é o único que tem poder sobre o futuro.
Portanto, em vez de remoermos ansiosamente sobre “e se”, devemos confiar em Deus. Temos que aproveitar ao máximo cada dia e deixar que o amanhã cuide de si mesmo. Como Jesus disse, cada dia já tem os seus próprios problemas o suficiente e o amanhã é desconhecido – portanto, não se firme no que pode acontecer amanhã.
Se você luta com a preocupação, peça a Deus que lhe dê paz. Comece a mudar sua perspectiva de se preocupar com o amanhã para se concentrar no que Deus colocou diante de você hoje. Sua confiança em Deus cresce à medida que suas preocupações diminuem. Portanto, lembre-se do quanto Deus se importa com você. E nunca vai desistir de cuidar e direcionar os seus caminhos.
Pastor Elkean Aragão